sábado, 20 de janeiro de 2018

Bósnia e Herzegovina

Resultado de imagem para bandeira da bósnia herzegovina

INFORMAÇÕES 
Cidades Visitadas: Sarajevo, Mostar, Pocitelj e Blagaj
País: Bósnia e Herzegovina
Documentos Necessários: Passaporte com validade mínima de 6 meses.
Brasileiro não necessitam de visto por até 90 dias.

Cia Aérea: Não temos voos diretos para Bósnia e Herzegovina, porém temos diversas opções com conexões em outras cidades da Europa.

O Aeroporto Internacional de Sarajevo fica a 7 km do Centro da Cidade. Utilizei serviço de táxi e não tive problemas.

Moeda local: Marco Conversível (BAM)

Idioma Oficial: Bósnio, Croata e Sérvio

Fuso Horário: + 4 horas em relação a Brasília

Site do País: www.bhtourism.ba

Custo: $$$

Recomendo entre 3 e 5 dias para conhecer bem os principais destinos do país.

Local muito seguro, porém todo cuidado é pouco.

A Bósnia é um país de grandes contrastes, com cidades impressionantes e de uma história inigualável no Leste Europeu.

Sarajevo - Cidade vibrante e muito calorosa, notável pelos contornos atraentes e pelo clima contagiante.
Sarajevo é a cidade onde o herdeiro do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Franz Ferdinand, foi assassinado, durante um desfile, na Ponte Latina, dando ensejo ao tão famoso “estopim da I Guerra Mundial”. O fato de a cidade estar incrustada em um vale rodeado pelos Alpes Dináricos, facilitou o cerco e bombardeio pelos sérvios, que tinham uma visão e posição privilegiada sobre a cidade, formando o famoso "Cerco de Sarajevo". De abril de 1992, a fevereiro de 1996, foram quatro anos de terror: os moradores não podiam sair, alimentos, medicamentos e armamentos não podiam entrar.
Avenida Zmaja od Bosne (Sniper Alley) era alvo constante dos atiradores sérvios e muitas pessoas morreram ao tentar atravessá-la. Sem contar que ainda é possível observar muitos prédios danificados pelas bombas, tiros e incêndios sofridos na guerra.

Mostar - É uma belíssima cidade atravessada pelo Rio Neretva. A ponte do século XVI (reconstruída em 2004 depois da guerra) é o cartão postal da cidade. Após esta recuperação a ponte velha e o centro histórico de Mostar foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005. Esta é uma cidade dividida por várias etnias o que se traduz numa grande diversidade da cidade. Há monumentos cristãos, muçulmanos e judeus.

Pocitelj  Pequeno vilarejo localizado na encosta de uma montanha e para ter a melhor vista do lugar é necessário subir morro acima. O primeiro registro de Počitelj data de 1444 e suas construções com forte influência oriental se deve ao fato de ter sido ocupada por tropas húngaras e otomanas. Devido ter sido construída praticamente incrustada na montanha, com uma grande torre de vigia, a vila tinha grande influência estratégica, porém com tempo foi perdendo importância. Após ter participada de várias guerras com grandes destruições, Počitelj foi declarada em 1996 como parte World Monuments Watch, lista de patrimônios históricos em perigo de conservação, assim o país iniciou um programa de reconstrução da vila.

Blagaj – Localizada a 12 km de Mostar. Na margem do Rio Buna foi construído, por volta de 1520, um mosteiro Dervixe (Tekke). O Mosteiro fica à beira da nascente do rio que sai de uma gruta no enorme penhasco. A paisagem do lugar é soberba: rio de águas cristalinas e um mosteiro que parece minúsculo aos pés de uma enorme encosta escarpada.


O que fazer Sarajevo:

Cemitério MuçulmanoNas lápides a se perder de vista, estão os nomes de centenas de soldados mortos durante o Cerco de Sarajevo. Subir até lá garante uma boa vista geral da cidade.
Resultado de imagem para cemiterio muçulmano sarajevoResultado de imagem para cemiterio muçulmano sarajevoResultado de imagem para cemiterio muçulmano sarajevo

Chama Eterna - Acesa em abril de 1946 em homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial, esta chama não se apagou desde então.
Resultado de imagem para chama eterna sarajevoResultado de imagem para chama eterna sarajevo

Ponte Festina LentePonte moderna sobre o rio miljacka.

Resultado de imagem para ponte festina sarajevoResultado de imagem para ponte festina sarajevo

Ponte Latina - Construída no século XVI, a ponte entrou para a história devido ser o local por onde passou Franz Ferdinand pouco antes de ser assassinado. Na esquina onde foi morto, na calçada, há a marca do pé do arquiduque e o prédio do museu do assassinato de Franz Ferdinand.
Resultado de imagem para ponte latina sarajevoResultado de imagem para ponte latina sarajevo

Avenida Marsala Tita - Avenida de lojas mais conhecidas. Também é onde fica a Chama Eterna.
Resultado de imagem para avenida marsala tito sarajevoResultado de imagem para avenida marsala tito sarajevo

Ferhadija Mosque – Mesquita localizada bem no centro.
Resultado de imagem para Ferhadija Mosque sarajevo

Túnel da Esperança O ponto fica longe do centro, mais próximo ao aeroporto internacional onde há também um museu e um pequeno trecho de túnel que foi usado pelos bósnios para fugirem da cidade sitiada por soldados da Sérvia.
O trecho que o turista atravessa é bem curto, tipo 25 metros. Você desce, percorre o túnel meio abaixado e já sai de um outro lado, onde vê minas terrestres, artefatos de guerra e pode assistir um vídeo bem interessante sobre o período da guerra e construção do túnel.
A imagem pode conter: 1 pessoa, casa, céu, nuvem e atividades ao ar livreNenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Catedral do Sagrado Coração – É a que melhor representa o catolicismo, em termos arquitetônicos. Na frente dela, tem uma estátua do Papa João Paulo.
Resultado de imagem para catedral sagrado coração sarajevo

Baščaršija -  É  a cidade velha, o centro antigo de Sarajevo. As construções da região são antigas, marcadas pela velha fonte de água ao centro.
Uma caminhada ao redor, já aviste a Kazandziluk street e a Praça Brusa Bezistan.
Resultado de imagem para Baščaršija  sarajevoResultado de imagem para Baščaršija  sarajevo

Sebiljs Uma das poucas que permanecem na Cidade, localizada bem no coração de Sarajevo, em Baščaršija.
Resultado de imagem para Sebilj sarajevoResultado de imagem para Sebilj sarajevo

City Hall - O prédio foi construído em 1896 e abriga a Biblioteca Nacional, apesar de ter perdido muitos livros durante a guerra civil de 1992, em Sarajevo.
Resultado de imagem para sarajevo city hallResultado de imagem para sarajevo city hall

Museu da Infância -  O museu apresenta as experiências das crianças que cresceram durante o período da guerra da Bósnia, através de objetos, testemunhos gravados em vídeo e trechos de relatos orais
O projeto do museu começou em 2010 quando Jasminko Halilovic, um ativista de Sarajevo, e uma “criança da Guerra”, usou uma plataforma online para recolher relatos de jovens adultos que eram crianças durante a guerra na Bósnia. Mais de 1.000 jovens compartilharam as suas memórias.
Resultado de imagem para museu da infancia sarajevo

Sarajevo Olympic Bobsleigh and Luge Track (Pista de Bobsled) - Pista de Bobsled e Luge dos utilizados nos Jogos Olímpicos de inverno de 1984.
Sua construção se deu início em 1981 e, além dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1984, ela foi utilizada para competições mundiais até o início da Guerra da Bósnia em 1991. Durante este período, a estrutura da pista foi bastante danificada ao ser utilizada como proteção e também posicionamento de artilharia (é possível ver os buracos na pista, que os soldados usavam para ver e atirar nos inimigos).
Hoje, a pista abandonada se tornou um ponto turístico bem singular. Tomada pela mata, que cresceu ao seu redor, e mais os grafites e pichações nas suas paredes, a pista é uma experiência única, que atrai vários visitantes e praticantes de esportes radicais.
A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: atividades ao ar livreA imagem pode conter: céu, árvore, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: árvore, atividades ao ar livre e natureza

Outros pontos de interesse - Sinagoga Ashkenazi, a Cathedral of Jesus Sacred Heart, Congregational Church of the Mother, Emperor´s Mosque, Franciscan Church of St. Anthony of Padua, Gazi Husrev Bey´s Mosque, Old Orthodox Church, Clock Tower, City Market e Old Temple.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: atividades ao ar livreNenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: céu, casa, árvore, nuvem e atividades ao ar livre


O que fazer Mostar:

Stari Most –  É o símbolo de Mostar, essa ponte do século XV feita de pedras claras ganha uma iluminação especial a noite. A nova Stari Most continua sendo palco dos aventureiros que se jogam do alto de seus 20 metros no rio Neretva abaixo, em troca de dinheiro. No verão é realizada uma competição de saltos.
A imagem pode conter: 2 pessoas, montanha e atividades ao ar livreA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: ponte, céu, atividades ao ar livre e água

Stara čaršija – Mostar (old town) - Na esquina há diversas lojas de artesanatos, produtos e utensílios feitos em cobre e lembrancinhas.
Resultado de imagem para Stara čaršija – Mostar (old town)Resultado de imagem para Stara čaršija – Mostar (old town)

Karadozbeg Mosque - A Karadozbeg é a mesquita mais importante de Mostar, erguida em 1577. Hoje é usada como clínica. Foi muito danificada durante a guerra, mas já está completamente restaurada.

Koski Mehmed Pasa Mosque - A mesquita Koski Mehmed Pasa é datada de 1618, mas teve que ser reconstruída após a guerra. Conta com um pequeno pátio externo e jardim.
A imagem pode conter: céu, montanha, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Bairro Turco - As ruelas da cidade antiga, conhecida como Bairro Turco, possuem calçamento de pedras, lojinhas e pequenos restaurantes.
A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Cemitério  - O Cemitério de Mostar fica bem no centro da cidade. Suas lapides chamam a atenção, pois todas têm a mesma data: 1993. Quando cidadãos perderam suas vidas durante a guerra. Foram tantos mortos que tiveram que transformar praças públicas em cemitérios improvisados.

Casa Muslibegovic - A Casa Muslibegovica é Monumento Nacional da Bósnia é um dos mais preciosos tesouros arquitetônicos de Mostar, foi construído há mais de 300 anos. Hoje é um hotel com luxuosos quartos.
Resultado de imagem para Casa Muslibegovic mostar

Roznamedzi Ibrahim-efendi Mosque - Essa mesquita do século XVII foi a única a sobrevier aos bombardeios da guerra cível.
Resultado de imagem para Roznamedzi Ibrahim-efendi Mosque  mostar

Rio Neretva - Mostar encontra-se dividida em duas partes: muçulmanos bósnios; sérvios e croatas, cada grupo ocupa uma das margens. O rio Neretva funciona como fronteira natural entre eles, e as pontes da cidade como elos.
A imagem pode conter: céu, montanha, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Ruínas - Mesmo após duas décadas da guerra civil e muita reconstrução, diversos prédios ainda estão em ruínas, principalmente na chamada “Linha de frente”, muitos deles cravejados de bala.
Ainda existem ruínas em toda a parte, mas as mais visitadas são as ruínas da Igreja Ortodoxa e do prédio de nove andares que era Ljubljanska Banka Tower e do Hotel Neretva.
Resultado de imagem para ruinas mostarResultado de imagem para ruinas mostar



Don’t forget - A inscrição Don’t forget – 93 (Não esqueça – 93), em uma pedra próxima à ponte, colocada entre dois morteiros para marcar o fato histórico.


O que fazer Pocitelj:

Muitos monumentos otomanos ainda existentes: a Mesquita Hadži Alija do século XVI, a Torre do Relógio situado no topo da colina, a Madrasa (escola islâmica), o Sinan-Ibrahimpaša, o hammam, a im-aret (cozinha pública), todos do século XVII.

Durante a Guerra da Bósnia em 1992 a cidade foi bombardeada.Em 1996, Pocitelj foi adicionado ao World Monuments Watch, a lista que reúne os patrimônios históricos em perigo de conservação. Em 2000, o governo da Bósnia e Herzegovina iniciou um projeto de reconstrução e encorajou refugiados do Pocitelj a voltar para casa.


A Mesquita Hadzi-Alija de 1562 foi reconstruída, bem como a Medresa Sisman-Ibrahimpasina e a casa Gavran Kapetanovic, e hoje estão abertos ao público. O mais impressionante em Pocitelj é Sahat-kula, a fortaleza em forma de silo que se ergue a partir do topo da colina acima da cidade.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: montanha, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, montanha, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 1 pessoa, céu, nuvem e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre


O que fazer Blagaj:

A pequena cidade de Blagaj está apenas 12 km de Mostar. Sua principal atração é a Tekija, um mosteiro construído por volta de 1520, com elementos da arquitetura otomana e estilo mediterrâneo, considerado um monumento nacional.
A fonte do rio Buna é uma das maiores e mais belas da Europa, além de ser um dos melhores exemplos de águas subterrâneas do mundo. O rio Buna é um afluente do rio Neretva que corta Mostar, sua nascente fica dentro de uma caverna, num paredão de rocha. 

Na margem ao lado deste penhasco de 200 metros de comprimento está o monastério sufista Tekija.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irã

INFORMAÇÕES  Cidades Visitadas : Shiraz, Pasárgada, Persépolis Esfahan e Teerã País : Irã Documentos Necessários:  Passaporte co...