quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Montenegro

Resultado de imagem para bandeira montenegro

INFORMAÇÕES 
Cidades Visitadas: Kotor, Tivat, Budva e Perast
País: Montenegro
Documentos Necessários: Passaporte com validade mínima de 6 meses.
Brasileiro não necessitam de visto por até 90 dias.

Cia Aérea: Não temos voos diretos para Montenegro, porém temos diversas opções com conexões em outras cidades da Europa.

Montenegro tem dois aeroportos internacionais, o da capital Podgorica e o de Tivat.  Como minha base foi kotor acabei chegando pelo aeroporto de  Tivat que está a 8 km de Kotor.
Utilizei serviço de táxi direto no aeroporto, foi muito caro, pois eles não utilizam taxímetro. Melhor alternativa é solicitar ao hotel para enviar um taxi ou transfer que sai muito mais barato.

Moeda local: Euro (EUR)

Idioma Oficial: Montenegrino

Fuso Horário: + 4 horas em relação a Brasília

Site do País: www.visit-montenegro.com

Custo: $$$

Recomendo entre 3 e 5 dias para conhecer bem os principais destinos do país.

Local muito seguro, porém todo cuidado é pouco.

Kotor - Cidade fortificada de beleza dramática em perfeita harmonia com a paisagem encravada entre as montanhas e com um canto atraente da baía.
Encravada nas montanhas de baía de mesmo nome, parece daqueles cenários de cartão-postal. A cidade medieval é destino de cruzeiros que passam pela estreita ligação de suas águas com o Mar Adriático.
Do alto das montanhas, nevadas no inverno, tem-se a vista mais espetacular que é símbolo de Kotor, principalmente do Monte Lovćen.
Ela se esconde entre muralhas imponentes desenhadas em forma triangular. Lá dentro, carros não circulam. Possui uma arquitetura medieval muito bem preservada. Na Idade Média, Kotor era um importante porto na costa montenegrina. Com isso, o comércio e a arte tiveram grande impulso na região. E, foi exatamente pelo reconhecimento histórico e cultural que a Unesco classificou Kotor como Patrimônio da Humanidade. 
Pelas ruas da cidade há muitos prédios antigos, palácios, fortificações e igrejas. São 14 igrejas e monastérios, alguns apenas marcados por ruínas; 9 palácios e 3 portões de entrada. A maior parte está fechada para visitas. Mas, isso não importa. O que vale é se perder pelos becos e ruelas, observar as fachadas de pedras, sentar para tomar um café, degustar uma bela taça de vinho, provar o famoso presunto cru montenegrino, almoçar ou jantar num dos tantos restaurantes da cidade antiga.

Perast -  Com apenas 400 habitantes e 16 igrejas (quase todas do final do século XII). Bem em frente a Perast, duas ilhotas construídas por um pescador (Nossa Senhora das Rochas) chamam atenção: Ilha de São Jorge (com um monastério beneditino) e Ilha de Pedra (com a igreja de Nossa Senhora do Lago).  Dica para chegar até é pegar um passeio de barco que sai da Baía de Kotor.
Pequena cidade localizada a 12km de Kotor, vale muito a pena visitar pois a cidade é muito bonita e tem ótimos lugares para nadar.
Pedaço de Veneza que saiu flutuando pelo Adriático e encalhou na baía com suas 16 Igrejas e 17 Palácios.

Budva - É uma cidade bem turística de Montenegro, cheia de boas praias e resorts. Uma das melhores praias é a Mogren. Caso queira também pode se hospedar na cidade, mas na minha opinião ficar em Kotor e fazer uma Day Trip até Budva é uma opção melhor.

O que fazer:

Baía de Kotor -  Tombada pela Unesco como patrimônio natural, histórico e cultural. Belíssima. Ali, o vale de um antigo rio foi inundado pelas águas do mar e uma espécie de fiorde se formou.
A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e águaResultado de imagem para baia de kotorA imagem pode conter: 1 pessoa, montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e água

Stari Grad - A entrada do Centro Histórico (Stari Grad) é feita a partir de Portão do Mar. Depois de cruzá-lo, em poucos segundos você se sentirá numa viagem no tempo, numa vila medieval com ruas de mármore.
Resultado de imagem para stari grad kotorResultado de imagem para stari grad kotorA imagem pode conter: 5 pessoas, área interna e atividades ao ar livre

Trg oz Oružja (Praça de Armas) – Principal praça da Cidade Histórica, nela pode se observar a Torre do Relógio e bem em frente a ela há uma pirâmide de pedra que indica o local de punição de criminosos. Nela também está localizado o Palácio do Príncipe, o Teatro Napoleão e muitos restaurantes.
Resultado de imagem para praça das armas kotorA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Muralhas da Cidade - É preciso muita disposição e fôlego para encarar os mais de 1.300 degraus numa subida íngreme até o ponto mais alto das Muralhas da Cidade, construídas entre os séculos 9 e 18. A subida de 1350 degraus dura em média 30 minutos e é compensada pela vista mais espetacular que Baía de Kotor pode te dar, digna de cartão-postal.
A imagem pode conter: atividades ao ar livreA imagem pode conter: noite e atividades ao ar livreA imagem pode conter: pessoas andando e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e água

Igreja de Nossa Senhora da SaúdeConstrução do século XV em pedras no meio do caminho da subida das muralhas.
Resultado de imagem para igreja nossa senhora da saude kotor

Castelo São João – Tendo sido construído no século IX já foi destruído, reconstruído e hoje tem muitas partes em ruínas.
Resultado de imagem para castelo de sao joao kotorResultado de imagem para castelo de sao joao kotor

Green Market -Todo dia de manhã tem um mercado aberto fora da Old Town onde é possível comprar frutas, vegetais, queijos, salames e muito mais, tudo orgânico.
Resultado de imagem para green market kotor

Catedral de São Trifão – Igreja Católica e mais importante Igreja de Kotor construída no século XII em estilo românico – gótico.
Resultado de imagem para catedral de sao trifao kotor

Igreja de São Nicolas – Maior Igreja Ortodoxa construída em 1909.
Resultado de imagem para igreja de sao nicolas kotor

Igreja de São Lucas – Construída no século XII era usada pelos católicos até o século XVII e posteriormente sendo doada aos ortodoxos como um presente.
Resultado de imagem para igreja de sao lucas kotor

Palácio Pima – Palácio do Príncipe e um dos mais importantes, por ter sido residência dos governantes de Veneza em Kotor.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Museu Marítimo – Localizado no Palácio Barroco Grgurina.
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Perast:
A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 1 pessoa, montanha, céu, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: montanha, céu, oceano, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano, céu, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

O que fazer em Budva:

O centro histórico de Budva, chamado de Stari Grad, é a grande atração da cidade – além das praias e das baladas. Tem aquela filosofia comum de cidades históricas, em que a grande atração são as ruelas em si, ficar circulando sem rumo, observando os detalhes, as cores, as construções e as vitrines. No caso de Budva, isso é particularmente interessante porque toda a área de Stari Grad é fechada para carros, o que torna muito mais fácil e agradável circular por ali.
Dentre as atrações, é possível circular pelo alto das muralhas da cidade e visitar a Citadela, ou seja, a antiga fortaleza. O prédio é na verdade uma reconstrução, visto que o original foi destruído num enorme terremoto, em 1979. A atração na Citadela é ver a vista da cidade acima dos muros. A entrada custa 2 euros.
Na praça ao redor da citadela ficam as principais igrejas da cidade. A Catedral de São João (Svetog Ivana) é a mais importante. É bem bonita por fora. Já a Igreja da Santíssima Trindade é uma típica igreja ortodoxa, com muitos afrescos dourados bem bonitos no interior. Para completar os templos na praça, a capela de Saint Sava é bem pequena, fechada para o público, mas compõe bem a paisagem.
Saindo por um dos antigos portões você chega na parte nova. Na marina de Budva ficam diversos iates milionários. Logo em frente, há um pequeno e agradável parque. Também é nessa direção que ficam as boates e cassinos.
Perto do centro histórico de Budva você encontra duas praias: a Old Town Beach, que é bem pequena e um tiquinho suja, e a Mogren Beach (que é dividida entre parte 1 e 2). No caminho para Mogren você vai circulando as falésias e encontra um dos cartões-postais da cidade, que a estátua da “Garota Dançando”, mas uma descrição melhor é uma menina nua fazendo uma pose de ioga. A praia de Mogren tem mais espaço, principalmente se você caminhar até Mogren 2. No verão fica tudo muito lotado por ali.
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, montanha, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, montanha, oceano, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Tivat:
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, nuvem e atividades ao ar livreA imagem pode conter: nuvem, céu, montanha, oceano, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: céu, árvore, nuvem e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livreA imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irã

INFORMAÇÕES  Cidades Visitadas : Shiraz, Pasárgada, Persépolis Esfahan e Teerã País : Irã Documentos Necessários:  Passaporte co...